Mas afinal, projeto ou produto?

Felipe Soares
3 min readApr 12, 2021

--

Muitos profissionais não distinguem a diferença entre projeto e produto, às vezes simplesmente por nunca terem parado para pensar na diferença entre gerir um projeto e gerir um produto. Acredito que em parte pode ser também por estarem inseridos em um contexto em que não exista esta visão, onde se preocupa em primeiro lugar com as entregas no prazo do que com o produto em si, tratando o projeto como sendo o produto em que se trabalha e tem que entregar ao final de cada sprint.

Após o entendimento deste conceito, é possível perceber que trabalhavam com o foco totalmente errado, se direcionando pelas entregas no prazo e pensando pouco na entrega de valor! E é justamente neste ponto que projeto e produto se diferenciam:

Projetos focam na entrega de um escopo definido e existe início, meio e fim, já produtos focam em resultados, em entrega de valor e não existe um ponto final, um produto está sempre em evolução.

Quando se entende este pequeno detalhe — que agora parece óbvio — muda totalmente seu mindset, sua visão e sua paixão. Trabalhar com produtos tem muito haver com entrega, mas não entregas como as ditas no projeto; me refiro a entrega sua, do seu time, da sua vontade em fazer aquele produto realmente um diferencial no mercado, algo que encante e realmente ajudem as pessoas que vão utilizá-los a terem uma boa experiência e que consigam resolver aquilo que precisam.

Quando digo que para produto não existe um ponto final, me refiro ao trabalho dia a dia sda pessoa de produto e do design em estar constantemente avaliando, pesquisando e descobrindo o que precisa ser feito, revisto e qual a melhor solução para o problema da pessoa usuária; e também ao trabalho do time de desenvolvimento, trabalhando constantemente para a construção de um produto de qualidade.

Um ponto interessante e até mesmo importante de destacar é que o produto não se refere apenas ao que é construído para resolver um problema, como por exemplo, um aplicativo de viagens, ou um site e-commerce; o produto envolve toda a experiência da pessoa usuária, deste a necessidade, ao pensamento em adquirir, a utilização e o pós uso. Aqui pontuo a jornada do usuário, que deve ser pensada tanto antes da solução para o problema e/ou necessidade quanto após a construção do seu produto. A isso chamamos de entrega de uma boa experiência e consequentemente entrega de valor do seu produto.

Um produto é algo que resolve uma necessidade de uma pessoa, é a solução para uma dor latente de uma ou um grupo de pessoas, que buscam muito mais que apenas um análgessico genérico para essa dor, buscam um médico que vá ouvi-lo, entendê-lo e receitar exatamente o que ele precisa para anestesiar e tratar a sua dor.

Originally published at https://www.linkedin.com.

--

--

Felipe Soares

Gestão Ágil de Produtos | Product Owner | Product Manager | criador do @talk_po_pm